COMO O ARADO FUNCIONA
ANTES DE ARAR
Elevação do Arado O arado requer um dispositivo de elevação. O dispositivo de elevação pode ser um guincho, ou elevação de. Se for usado um guincho, recomenda-se que o operador substitua o cabo do guincho pelo cabo de elevação do arado listado na seção de acessórios do catálogo da WARN Powersports ( www.warn.com ). Também é recomendado que o cabo guia do rolete do guincho padrão seja substituído pelo cabo guia do rolete do arado. Este cabo guia tem um grande rolete inferior que reduzirá o desgaste do cabo. Usar um guincho para levantar e abaixar um arado causará desgaste do cabo. ADVERTÊNCIA Sempre substitua um cabo danificado ou desgastado. Consulte o livreto Guia Básico sobre o Uso de Guinchos da WARN. Para aparelhamento, direcione o gancho do cabo do guincho para o olhal do gancho e prenda. Certifique-se de que a trava do gancho esteja completamente fechada. ADVERTÊNCIA S empre use um gancho com engate de segurança. O elevador de arado é outro método para levantar o arado. Este dispositivo é projetado especificamente para levantar a lâmina do arado e não usa cabo. O atuador possui peças internas que impedem sua extensão devido ao peso do arado. Ele também contém interruptores internos que param automaticamente o dispositivo quando totalmente estendido ou retraído. Elevação do arado Sozinho, o arado é uma ferramenta eficaz, mas quando usado com certos acessórios e aprimoramentos, seu arado WARN pode se tornar ainda mais versátil e produtivo. Nesta seção, analisaremos vários desses itens. Entre em contato com seu revendedor local ou visite www.warn.com para comprar seus acessórios. ADVERTÊNCIA Sempre inspecione o cabo do guincho, o gancho e as lingas antes de operar o guincho. Se o cabo do guincho estiver corroído, torcido ou danificado, ele deve ser substituído imediatamente. Os componentes danificados devem ser substituídos antes da operação. Proteja as peças contra danos.
A tensão da mola no arado WARN pode ser ajustada deslocando os parafusos do olhal da mola para frente ou para trás. Ajuste da Tensão da Mola ADVERTÊNCIA Nunca remova as molas e fixe a lâmina com rigidez na base do arado ou no veículo. Isso evitará que o arado tropece (role) durante um impacto com um objeto baixo e possivelmente danificará o arado, o veículo ou ejetará o operador do veículo, causando ferimentos graves ou morte.
ADVERTÊNCIA Certifique-se sempre de que a trava do pivô da alça em T esteja totalmente engatada antes de arar. Em alguns casos, pode ser necessário empurrar a alça para baixo para engatá-la na base do arado. A falha em engatar corretamente o arado pode resultar na perda de controle do veículo, o que pode causar danos ao veículo, ferimentos pessoais ou até mesmo a morte. Instalação do Arado Certifique-se de que o arado e o veículo estejam em uma superfície plana e nivelada antes de tentar prender o arado no suporte do veículo. O motor do veículo deve estar desligado, a transmissão deve estar na posição de estacionamento e/ou o freio de estacionamento acionado. As rodas dianteiras devem estar retas e o ângulo de articulação da lâmina do arado deve ser ajustado para a posição reta antes de instalar o arado. Detritos como pedras, sujeira e galhos podem ficar alojados no suporte do arado durante a operação do veículo sem o arado. Inspecione o suporte quanto a detritos, danos e certifique-se de que os fixadores estejam devidamente apertados antes de instalar ou usar o arado. Os pinos de retenção do arado são presos ao suporte por uma barra. Esta barra pode ficar danificada com o uso. Inspecione a barra para ter certeza de que ela trava firmemente no suporte. Remova o pino e dobre o fio da barra conforme necessário para se certificar de que ela se encaixe firmemente no suporte. Preparação da Placa de Molde A superfície da placa de molde tem um material antiaderente no revestimento de fábrica. No entanto, como todas as superfícies antiaderentes, esse revestimento se desgastará com o tempo. Um modificador de superfície, como cera ou spray antiaderente, pode ser aplicado à superfície da placa de molde periodicamente para produzir o melhor rolamento do material.
Para trás (em direção ao veículo)
Para a frente (em direção à lâmina do arado)
Deslocar o parafuso de olhal para frente suavizará o ajuste da mola. A configuração de mola mais suave diminuirá a força de rolamento da lâmina e deve ser usada com veículos mais leves e normalmente o ângulo de ataque da lâmina mais agressivo (para frente). Deslocar o parafuso de olhal para trás irá endurecer a mola. A configuração rígida produzirá a maior força de rolamento da lâmina. Usar a posição de mola rígida com a posição de ângulo de ataque da lâmina mais agressiva (para frente) produzirá a maior ação de raspagem, útil para manutenção de estradas de cascalho ou limpeza de gelo e neve. Para deslocar o parafuso de olhal, solte as porcas (DICA: Empurre a mola para baixo para aliviar a pressão no parafuso de olhal) prendendo o parafuso de olhal ao conjunto do arado. Desloque o parafuso de olhal para frente ou para trás. Uma vez que o parafuso de olhal estaja na posição desejada, aperte as porcas com o torque recomendado. OBSERVAÇÃO: Certifique-se de manter a tensão entre as duas molas igual.
Configuração do Ângulo de Ataque da Lâmina Normalmente, uma configuração de ângulo funcionará bem para a maioria das situações. O ângulo de ataque mais agressivo (topo da lâmina inclinado para frente - “A”) é recomendado para uso ao mover areia e cascalho. Essa configuração também produzirá uma melhor ação de raspagem em superfícies cobertas de gelo ou neve compacta. A configuração do ângulo de ataque médio (“B”) fornecerá um bom desempenho geral. Esta configuração deve ser usada com neve pesada ou molhada.
recomendado para uso com neve profunda. Essa configuração permite que a barra de desgaste deslize sob a neve e produza a maior força para baixo da lâmina. Para ajustar o ângulo de ataque da lâmina, remova o parafuso de cabeça cilíndrica da posição central (de cada lado). Gire a lâmina para a posição desejada. Ao alinhar os furos, insira o parafuso na posição desejada e aperte de acordo com o torque recomendado.
B
A
C
A
B
C
O ângulo de ataque menos agressivo (lâmina inclinada para trás - “C”) é
WARN INDUSTRIES 107
WARN INDUSTRIES 108
Powered by FlippingBook